O que é o CRACKER SHREDLAGE® da CLAAS?

O que é o CRACKER SHREDLAGE® da CLAAS? CRACKER SHREDLAGE® da CLAAS?

Amplamente utilizado nos Estados Unidos, o SHREDLAGE ® é um processo de condicionamento da planta e dos grãos para produção de silagem de milho. A tecnologia permite cortar a planta em partículas maiores do que normalmente se processa, variando de 26 a 30 milímetros – quando os teores de matéria seca estão na faixa de 30 até 35%, e de 21 mm a medida que os  teores de matéria seca (ponto de corte) vão aumentando. O diferencial dessa tecnologia é que ela permite combinar maiores tamanhos de partículas da forragem com uma intensa quebra de grãos, aumentando sensivelmente a efetividade física da silagem de milho no rúmen e, ao mesmo tempo, melhorando a disponibilidade do amido contido nos grãos disponibilizando mais energia para a produção de leite e carne.

 

Por meio de um exclusivo sistema de processamento no MULTI CROP CRACKER SHREDLAGE® da CLAAS, os fragmentos do caule também são triturados longitudinalmente de forma extremamente eficaz em fibras mais longas e a camada externa do caule (casca) é removida graças à superfície especial dos rolos do cracker, que têm sulcos helicoidais contra-direcionais que

fragmentam a espiga completamente e esmagam os grãos para dividi-los completamente. Este processamento intensivo multiplica a superfície do material picado, resultando em uma melhor fermentação bacteriana durante a ensilagem e, principalmente, durante a digestão no rúmen da vaca.

Estudos conduzidos na Universidade de Wisconsin (EUA), pesquisadores verificaram que quando ajustado o CRACKER SHREDLAGE® da CLAAS em 30 mm de comprimento teórico de corte (TLOC) tinha-se uma grande proporção de partículas maiores quando comparada à silagem de milho processada com tamanho de corte de 19 mm TLOC, o que aumentou a proporção de fibra em detergente neutro (FDN) fisicamente efetiva na dieta. No mesmo estudo a ingestão de matéria seca (CMS) tendia a ser 0,635 kg/por vaca/dia maior para silagem processada com o SHREDLAGE®, bem como a produção de leite corrigida para 3,5% de gordura. A produção de leite, a eficiência alimentar, os teores de gordura do leite, proteína e nitrogênio uréico, peso corporal e escore de condição não foram afetados por dois tipos diferentes de silagem de milho. Os pesquisadores concluíram que esse sistema de processamento de silagem de milho possibilita dietas com maiores proporções de forragens, mantendo a digestibilidade e a produção de leite.

Como verificar a qualidade do SHREDLAGE®

 

 

 

 

- Sugestão de tamanho de corte

30 mm – matéria seca máxima de 30%

26 mm – matéria seca máxima de 35%

21 mm – maiores teores de matéria seca ou de acordo com recomendação do nutricionista.

  • Partículas maiores e teores de matéria seca mais elevado demandam maior eficiência na compactação para garantia do processo de fermentação da silagem de milho.

- Avaliação do processamento de grãos.

 

 

 

 

 

  • Durante a colheita, a cada duas ou três cargas, encher um medidor de 1litro (copo de controle) com silagem picada. Espalhar o conteúdo em uma superfície limpa. A silagem processada com o SHREDLAGE® não deve apresentar mais que dois grãos inteiros, todos os grãos devem estar bastante fragmentados em pelo menos quatro partes (tamanho inferior a 4,75mm).
    Se o resultado não estiver satisfatório, o CRACKER precisa ser verificado. Além do espa­çamento dos rolos, é preciso ajustar anteriormente a calibração e o paralelismo dos rolos bem como a medida da fenda do CC. O desgaste também precisa ser controlado.

As características da silagem processada pelo SHREDLAGE®

- Pedaços de caule longos, desfibrados, com muita superfície;
- A casca do caule da planta é predominantemente retirada;

- Os pedaços de folha são rasgados e raspados;

- Os grãos são intensamente triturados em partículas e fragmentos bem pequenos;

- Os pedaços de sabugo são intensamente quebrados em partes individuais;

 

 

 

 

 

Fonte:https://www.claas.com.br/produtos/produtos/forrageiras-autopropelidas/shredlage